quinta-feira, 5 de maio de 2011

Beleza X Cigarro

Fumar não é uma atitude inteligente, e a maioria das pessoas está ciente dos malefícios desse vício.
Quando se aspira a fumaça do cigarro, instantaneamente um número altíssimo de substâncias tóxicas atinge o organismo. Para se ter uma idéia, só o alcatrão contêm mais de cem substâncias nocivas a saúde. Mas o que realmente causa a dependência é a nicotina, que atua diretamente no sistema nervoso central.
Mas se nada disso é suficiente para pensar melhor a respeito do cigarro e avaliar seus danos com clareza, então saiba que além do que foi citado, o fumo envelhece e causa rugas!


A oxigenação dos tecidos é prejudicada pelo monóxido de carbono encontrado na fumaça. O colágeno, que e responsável pela sustentação da pele, tem a sua produção diminuída e muitas vezes dependendo da idade em que você se encontra pode até mesmo causar a danos irreversíveis ao colágeno, pois as substâncias que constituem o cigarro causam uma aceleração na sua destruição.

Ação do cigarro na sua pele:
- Envelhecimento precoce da pele
- Aumenta a probabilidade de flacidez
- Diminui a elasticidade da pele
- O surgimento de rugas é muito maior em fumantes, principalmente na região dos lábios
- Aparecimento de olheiras acinzentadas
- Os poros ficam dilatados
- Diminui a vitamina C no organismo, causando o envelhecimento precoce do corpo como um todo
A mulher que fuma e faz uso de pílula anticoncepcional precisa saber dos males que essa combinação perigosa pode ocasionar, como: maior risco de infarto, derrame cerebral, aceleração do envelhecimento, amarelecimento da pele, aparecimento de celulite, surgimento de tártaros e piora no quadro de varizes.

Além disso, o tabagismo está associado ao início da menopausa em idades mais precoces, pois o número de cigarros consumidos por dia e a duração do hábito de fumar estão relacionados com a produção hormonal. O tabagismo também contribui para a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Não podemos esquecer que os dentes e os dedos ficam amarelados com o tempo.


Como cuidar da sua pele:
Visite o seu médico ou fisioterapeuta dermato funcional e procure orientação para poder nutrir e equilibrar a sua pele, principalmente com tratamentos específicos, que possam atuar na estimulação da produção de colágeno, renovando a sua pele, clareando manchas e tratando marcas superficiais e rugas finas.
- peelings
- luz pulsada
- laser

Os cuidados domiciliares são muito importantes e devem ser seguidos diariamente e orientados pelo especialista acima, através do uso de cremes nutritivos, hidratantes, ricos em vitamina C e vitamina E, além de antioxidantes, ácido retinóico e substâncias clareadoras.

E atenção: nunca abra mão do filtro solar.

Obs: Devemos manter os mesmos cuidados com o todo o corpo, principalmente o pescoço, colo, mãos e braços.
Nunca esqueça que a alimentação saudável e rica em vitaminas, a prática de atividades físicas, os cuidados diários com a sua saúde e bem estar, farão de você uma pessoa muito mais feliz e vitoriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário