quinta-feira, 5 de maio de 2011


Acabe com o estresse, acabando com suas causas!!!

Já sabemos que o estresse é uma reação do organismo a uma situação do meio ambiente que não conseguimos controlar.
Cada pessoa reage de maneira diferente a um mesmo estímulo.
 Se você reconhece que está estressado já é meio caminho andado para reverter o quadro, no que for possível.

Primeira providência é meditar ordenadamente sobre a maneira como esta vivendo, sobre seus esquemas de vida e como você reage a estes acontecimentos.
Para analisar os fatos que estão te estressando, imprima uma tabela que lhe disponibilizamos e vá anotando o que achar importante:

1. Área pessoal
O que tenho feito para eu mesmo? Estou feliz com minha vida pessoal? Gaste um tempo meditando nestas questões.Se puder, faça isto com um terapeuta. Você não precisa estar desequilibrado para procurar ajuda.

2. Área Familiar
Não existem problemas que causam mais estresse do que aqueles da área familiar.Temos que encará-los de frente, sem darmos desculpas. Se a situação é conflituosa, a sua negação só levará a mais estresse, então não se anule.
A única maneira de darmos conta de algo tão delicado é termos em mente que a nossa família não é a única que tem problemas.

3. Área social
Como você se sente em reuniões sociais com pessoas que não pertencem  seu circulo de amizades? E em reuniões com pessoas conhecidas? E nas reuniões sociais com seus colegas de trabalho?
Sentir-se bem socialmente tem a ver com nossa segurança interna. Nosso equilíbrio psicológico determina como nos sentimos socialmente.

4. Área de Trabalho
Nos últimos anos uma das maiores exigências profissionais é que o funcionário se mantenha atualizado e bem informado, não só em sua área de atuação, mas também em tudo o que se passa no mundo.
Analise como está sua situação no trabalho, o que lhe traz angústia, quais os acontecimentos no trabalho que lhe trouxeram certa ansiedade, como está seu grau de satisfação com o que faz, como está sua remuneração em relação a sua produtividade.
O primeiro passo para superar estes sentimentos que o levarão ao estresse é se dar conta do malefício que eles nos trazem.

5. Área Intelectual
Nesta área nós deparamos com a síndrome da fadiga de informação.
Como não conseguimos dar conta de aprender nem de uma pequena parte de tudo o que temos a nossa disposição, nos sentimos ansiosos, o que nos causa um déficit de atenção que está associado a problemas de memória.
A fadiga de informação tem como conseqüência provocar uma dificuldade de concentração em tarefas de longa duração, fazendo com que estas pessoas não consigam terminar o que começaram, como: estudar, concentrar em longas leituras, focar em determinado assunto por muito tempo.
Um alívio para o sistema neurológico sobrecarregado é ter consciência de que jamais poderemos aprender, ler, ver tudo o que está a nossa disposição.
Precisamos fazer escolhas. Pense nisto e faça.

6. Área Financeira
A incerteza em relação ao próprio sustento é uma das maiores causas de estresse nesta área. A relação trabalho X remuneração, é conflitante, e muitas vezes chega a ser desestimulante.
Analise sua situação financeira realisticamente, estabelecendo um equilíbrio entre o que você ganha e o que gasta. Trace metas a serem atingidas e não se esqueça de preparar seu futuro, pois determinados objetivos demandam um tempo para serem atingidos.

7. Áreas diversas
Colocaremos aqui outros fatores que nos estressam como: trânsito, excesso de ruídos, a violência nas cidades, e outros que te estressam particularmente.
O importante é não deixarmos nada de fora, pois os fatores que não nos damos conta, são aqueles ocultos e que nos fazem mais mal.
Depois de feita esta análise, você já sabe as causas do seu estresse. É hora de ter um projeto de vida mais saudável, tranqüilo e prazeroso.

A sabedoria milenar diz que temos que rever nosso modo de viver e de trabalhar. Devemos mudar o que pode ser mudado e conviver com o que não vai mudar.

Como mudar as áreas geradoras de estresse?

1. Devemos nos conscientizar que não podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo.

2. É importante estabelecermos prioridades, para darmos conta do que é realmente importante para nós e nosso trabalho.

3. Não deixemos que as tensões do dia a dia ultrapassem nosso limite. Na hora que sentir que isto irá acontecer, dê uma parada e se recomponha.

4. Devemos manter o equilíbrio para sabermos com clareza que caminho devemos tomar.

5. Fator decisivo: você mesmo.

• Você deve se fortalecer.

• Modificar sua vida para melhor.
• Pensar em si mesma!
Isto não é nada fácil, pois implica em modificações de hábitos, em administrar melhor seu tempo, em delegar atividades.

Lembre-se: Você pode reagir ao mesmo fato, de uma maneira positiva ou negativa, dependendo do seu estado de saúde e de espírito.

Cuide-se, você ficará forte para enfrentar qualquer desafio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário