quarta-feira, 27 de julho de 2011

PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA

Nos últimos anos, a cirurgia plástica tem apresentado larga divulgação e importante aprimoramento de suas técnicas. É uma área de ampla atuação, havendo a necessidade de integração de uma equipe multidisciplinar( médico, fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo), a fim de alcançar melhores resultados.
A eficiência de uma cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório.

Atualmente, a fisioterapia vem agregando notável importância a este segmento. Utilizando-se de seus recursos específicos, como:
· preparatório à intervenção cirúrgica (o pré operatório)
· acelerar o processo de recuperação pós-operatória,
· prevenção e controle de complicações comuns.

PRÉ OPERATÓRIO
Definição de pré-operatório: é o período de tempo que tem início no momento em que se decide realizar uma cirurgia e termina no momento em que o paciente chega à sala de operação.
Subdivide-se em mediato (desde a indicação para a cirurgia até o dia anterior a ela) e em imediato (corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia).

Fisioterapia no pré-operatório das cirurgias plásticas:
O atendimento fisioterapêutico nessa fase é de extrema importância, pois é nela que se pode avaliar possíveis alterações físicas, motoras e sensitivas já existentes no paciente antes mesmo da cirurgia, já prevendo as possíveis ou até mesmo prevenindo outros tipos de alterações, nessa fase o ideal é avaliar o paciente como um todo, e através dela estabelecer parâmetros comparativos com a fase pós operatória, ou seja, ter o conhecimento de que certas alterações já eram pré existentes no pacientes, ou se elas foram adquiridas após a cirurgia, pois muitos dos pacientes na avaliação pós operatória não relatam por não ter consciência das alterações.

O que o fisioterapeuta avalia nessa fase?
·         Avalia fatores que estejam relacionados à disfunção estética como: retrações musculares, deformidade articular, desvios posturais que leva a alteração estética e funcional.
·         Avalia cirurgias plásticas realizadas anteriormente: observando se existe alguma fibrose ou aderências.
·         Avalia a mobilidade articular e muscular.
·         Avalia condições circulatórias: se o paciente apresenta edemas, linfedemas, celulites, neste caso de celulite devemos prevenir o paciente que certos procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração, certamente não irão solucionar o problema da celulite. Na verdade, poderá amenizar ou até agravar, dependendo do tipo.
De uma forma em geral, o pré-operatório fisioterapêutico funciona também como orientação para o paciente, é aonde preparamos eles para a cirurgia e conhecemos suas alterações e limitações e começamos a traçar o plano de tratamento pós-crúrgico.
A preparação prévia do sistema circulatório linfático para a realização da cirurgia é muito importante e minimiza os efeitos incômodos da cirurgia, como equimoses(manchas roxas), edema (inchaço) e alivia as dores e a sensação de pressão no local agredido pelo ato cirúrgico. Quando um tecido é submetido a uma cirurgia, ele sofre algum tipo de lesão que precisa ser restaurada. Este processo de restauração recebe o nome de reparação tecidual e ocorre imediatamente após a agressão tecidual,por isso surgem esses efeitos( hematomas, edema, dor, pressão...)
PÓS OPERATÓRIO
Definição de pós – operatório: é o período que se inicia a partir da saída do paciente da sala de cirurgia e perdura até a sua total recuperação
Subdivide –se em:
Mediato (após 24 horas e até 7 dias depois)
Tardio(após 07 dias do recebimento da alta)
extratos mais Cuidados pré e pós operatórios

Fisioterapia no pós-operatório das cirurgias plásticas:
Existem vários recursos que podem ser utilizados na fisioterapia, como a drenagem linfática manual e a eletroterapia, que vêm demonstrando eficácia e resultados positivos para a reabilitação do paciente. O tratamento pós-cirúrgico pode ser realizado no pós-operatório imediato ou tardio, tendo como objetivo prevenir: edema(inchaço), enfisema cutâneo(sensação de ar por baixo do tecido), retrações cicatriciais, fibrose, lipoma( nódulos de gordura), seroma(bolsa de liquido acumulado no tecido), déficit de sensibilidade e contratura muscular.
Os recursos fisioterapêuticos quando bem utilizados, podem diminuir o tempo de repouso do paciente, restaurar sua funcionalidade, e acelerar a recuperação, possibilitando a reintegração do indivíduo em suas atividades sociais. Os recursos atuarão prevenindo a formação de aderências(tecido “grudado”), principal fator agravantes no pós-operatório, pois estas aderências impedem o fluxo normal de sangue e linfa, aumentando ainda mais o quadro edematoso( inchaço), retardando a recuperação.
Baseando no conhecimento científico dos estágios do processo de inflamação e reparo de uma cirurgia plástica, o fisioterapeuta vai traçar um programa de tratamento eficaz, observado sempre as características clínica apresentadas pelo seu paciente.
Modalidades terapêuticas existente no trabalho da fisioterapia dermato-funcional nas cirurgias plásticas:
·         Drenagem linfática Manual.
·         Terapias Manipulativas: fricção transversa, liberação tecidual.
·         Ultra-som
·         Agentes eletroterapêuticos: microcorrentes, corrente galvânica
·         Agentes mecanoterapêuticos: endermologia.
·         Agente fototerapêutico: Laser.

Um comentário:

  1. Muito importante o trabalho do fisioterapeuta especializado em dermato funcional. A minha irmã tratou com vcs e gostou muito!

    ResponderExcluir